4 bairros para conhecer na Região Oceânica de Niterói


A região oceânica de Niterói é muito conhecida por sua beleza exuberante e por ter praias muito movimentadas. Viemos aqui falar sobre 4 bairros incríveis de lá: Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu e Piratininga.


Camboinhas

Conhecido como um dos bairros mais nobres de Niterói, Camboinhas se localiza na orla da cidade e é a maior demanda de imóveis das imobiliárias em geral, sendo um lugar bem famoso e disputado.


Seu nome se origina de um acontecimento histórico, em que um navio de nome “Camboinhas” encalhou na praia de Itaipu em 1958, vindo da Argentina.


Camboinhas é um bairro quase totalmente residencial, um lugar muito tranquilo e com uma paisagem belíssima. É um dos bairros com índices próximos a 100% de coleta e tratamento de esgoto do Brasil.


O comércio é amplo e completo, você não precisa se deslocar para outros centros comerciais. Há diferentes restaurantes para todos os gostos, é ótimo para sair com a família ou com amigos à noite.


Além disso, possui um pôr-do-sol de tirar o fôlego...


Itacoatiara

Ita (pedra) + cuatiara (desenhos, riscos) = Itacoatira (pedra riscada, pedra escrita). Com nome de origem Tupi, o belíssimo bairro de Itacoatiara foi inicialmente habitado pelos indígenas Tamoios.


A praia de Itacoatiara, ponto forte do bairro, atrai bastante gente para atividades de lazer, como trilhas, surf ou, simplesmente, se banhar. Nela, há o costão de Itacoatiara, que muitas pessoas gostam de trilhar, subir e fazer fotos (precisamos ressaltar que as fotos ficam incríveis, que lugar bonito). Como as águas são mais agitadas também, há grande movimentação de surfistas – seja para diversão ou para competir.


Para quem prefere algo mais calmo, depois do costão, há a prainha, que é uma área mais tranquila da praia. Mas, a praia em sua extensão é deslumbrante e ótima para admirar ou fazer uma atividade física na areia.


Tirando a praia, o bairro também oferece comércios como restaurantes, bares, lojas de roupas, colégio, farmácia e fica bem próximo de comércios de outros bairros, como Itaipu.


Itaipu

Também com origem Tupi, “Itaipu” significa “a pedra que canta”. Esse aqui é o bairro perfeito para quem ama viver no ritmo da cidade. Nele há grande concentração de comércios, como supermercados, farmácias, bancos, escolas, hospital, academias, restaurantes, bares, lojas comerciais e até um shopping. Aqui dá para curtir uma boa vida noturna, ter comodidade e, claro, uma praia maravilhosa para aproveitar também.


Uma curiosidade é que o bairro oferece uma extensão da mata atlântica preservada no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Espécies da fauna e da flora, como o pica-pau-amarelo, calangos, o gavião, beija-flores, urubus, gaivotas, o ipê-amarelo e o sagui-de-tufos-brancos, podem ser vistas no bairro.


Além da Praia de Itaipu, que é muito famosa e amada, há também a Lagoa de Itaipu, que fica a poucos metros da praia, após um canal. Lá é ótimo para relaxar e pescar, mas não muito recomendável para banho.


Piratininga

Por fim, mas não menos importante, vamos falar de Piratininga, o bairro com a maior praia da região oceânica de Niterói. Seu nome carrega o significado de "secagem de peixe" e o bairro nasceu como uma colônia de pescadores, somente depois que foi atraindo mais pessoas, devido à sua qualidade de vida e beleza.


É um bairro com uma localização muito privilegiada também, o que explica o grande número de casas e condomínios no local. Ele possui diversos supermercados, farmácias, padarias, restaurantes, bares e lojas diferentes.


Com 2,7 km de extensão, a Praia de Piratininga é a junção de duas outras praias: o Praião, com águas mais agitadas, e a Prainha, que é menor e com águas mais calmas.


Agora que você já sabe sobre os bairros da Região Oceânica de Niterói, os seus pontos fortes e seus encantos, já pode fazer a sua escolha, clicar aqui para encontrar o seu imóvel preferido em um desses bairros e, logo após, entrar em contato conosco para que possamos fazer parte da realização do seu sonho!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies