Casa ou Apartamento – qual é a melhor opção?


Primeiro de tudo: não existe uma resposta pronta para essa pergunta. O que existem são prós e contras, tanto da casa quanto do apartamento, e o que você deve fazer é avaliar qual opção fica mais viável para a sua realidade.


Vamos começar?


Decidir um lugar para morar é uma missão gostosa e trabalhosa ao mesmo tempo, porque é preciso analisar todos os detalhes, pensar e repensar qual alternativa é a melhor para o seu estilo de vida e o da sua família, caso você esteja se mudando com eles.


Vamos listar as vantagens e as desvantagens de morar em uma casa e em um apartamento:


Casa


Vantagens


Maior privacidade

Só o fato de não ter que conviver todos os dias com pessoas que você não conhece já é uma grande vantagem. Seus filhos também não terão que disputar com outras crianças a área de lazer do prédio. O seu espaço será seu e só seu.

Além disso, você não terá o incômodo de barulhos vindo dos vizinhos do prédio e também não terá que se preocupar se está incomodando a vizinhança.


Mais espaço

Ainda partindo da premissa que você tem filhos ou deseja ter, uma casa (que geralmente possui uma área externa maior) dará mais liberdade para eles brincarem mais à vontade e ao ar livre. Isso também serve para animaizinhos de estimação, que terão onde correr e andar.


Você decide o que fazer

Em um edifício, qualquer obra que vá se fazer precisa passar por um consenso de todos que moram ali, com assembleias e votações, por exemplo. Já na sua casa, cabe a você decidir o que fazer ou não.


Garagem

Que maravilha não ter que disputar vaga com ninguém, né? As garagens de apartamentos são limitadas e fixas. No entanto, várias casas permitem a entrada de vários automóveis.


Desvantagens


Menos segurança

Os prédios com apartamentos oferecem portaria, profissionais seguranças, câmera 24h, alarmes etc. e, geralmente, são localizados em áreas movimentadas. Numa casa, a segurança vai depender de você.


Maior custo

Como as despesas não são divididas com os vizinhos, toda manutenção e obra que você desejar fazer sairá do seu bolso. Então, acaba se tornando um custo maior.


Apartamento


Vantagens


Melhor qualidade de vida

A maioria dos apartamentos proporcionam uma infraestrutura mais completa aos moradores: com espaço de lazer, churrasqueira, áreas verdes, espaço para o pet, quadra de esportes, alguns tem academia etc., facilitando e gerando diversão à família.


Praticidade

É bem mais simples cuidar da limpeza de um apartamento, porque você só deve se preocupar com a área interna dele – os cômodos ­–, já que as áreas externas são cuidadas por funcionários do prédio.


Maior segurança

Como mencionamos nas desvantagens de uma casa, os prédios asseguram muito mais segurança, afinal, com o avanço da tecnologia, a vigilância ficou bem mais eficaz; além dos profissionais que já ficam monitorando durante o dia.


Acessibilidade

Geralmente, os condomínios se localizam nos centros urbanos, com bastantes redes de serviços e comércios por perto, o que facilita nas necessidades cotidianas e gera menos gastos de deslocamento.


Desvantagens


Pouca privacidade

Uma das desvantagens de morar em um apartamento é que a privacidade é reduzida, já que os espaços sociais são compartilhados e, às vezes, dá até para ouvir os sons dos vizinhos vindos pelas paredes. Além do mais, você precisará conviver com pessoas estranhas diariamente.


Regras do condomínio

Diferentemente de uma casa que é totalmente sua e você que faz suas próprias regras, em um apartamento você precisa respeitar regras e obrigações, por dividir o espaço com outras pessoas. Sem o cumprimento, você pode receber algumas punições.


Escadas

Se o prédio não possuir elevadores ou se faltar energia, você terá que pegar as escadas. Isso é um ponto bem negativo para quem tem a mobilidade reduzida, ou para gestantes, crianças, idosos, ou se você precisar carregar algo pesado.

Enfim, são bastantes pontos a considerar! Liste o que é vantajoso e desvantajoso para a sua circunstância e veja o que vale mais a pena.


No mais, uma casa é a melhor opção para quem:

  • Precisa de espaço grande;

  • Deseja mais privacidade;

  • Tem uma família numerosas e/ou animais de estimação;

  • Gosta de receber pessoas em casa frequentemente;

  • Não quer subir elevadores e escadas.


E um apartamento é a melhor opção para quem:

  • Prefere um lugar com tudo por perto, desde comércios e serviços no bairro, até o lazer e academia no próprio prédio, por exemplo;

  • Busca maior segurança;

  • Prefere um lugar fácil de cuidar e prático;

  • Não sente necessidade de um lugar muito amplo;

  • Precisa fazer viagens aos fins de semana;

  • Não tem tempo para realizar manutenções.


Agora que você já sabe sobre as vantagens e desvantagens tanto da casa quanto do apartamento, já pode fazer a sua escolha e clicar aqui para encontrar o seu imóvel preferido e logo após entre em contato conosco para que possamos fazer parte da realização do seu sonho!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies